Semiotic Engineering Research Group


Nota: O SERG, laboratório onde foi criado o SideTalk, não mantém servidor de compartilhamento de scripts e não se responsabiliza pela distribuição e uso de scripts criados por terceiros.

Página Principal


O SideTalk é um recurso de comunicação interpessoal e assíncrona e roteirizada sobre sites da internet. Está implementado como uma extensão do navegador Firefox e permite que seus usuários realizem conversas paralelas sobre páginas pré-selecionadas na Web. Veja a seguir, dois vídeos de demonstração (legível em tela cheia).

Criação de ConversasConversa em Curso

Este vídeo mostra vários momentos da criação e edição de uma conversa paralela no SideTalk sobre dados divulgados pelo Banco Mundial a respeito do uso da Internet em vários países do mundo.

Este vídeo demonstra o desenrolar da conversa paralela sobre dados do Banco Mundial, tal como projetada pelo processo parcialmente ilustrado ao lado.

Se estiver demorando a carregar, tente abrir o vídeo diretamente do nosso servidor.
Se estiver demorando a carregar, tente abrir o vídeo diretamente do nosso servidor.

O SideTalk foi desenvolvido a partir do CoScripter, um gravador de macros desenvolvido pela IBM Research Almaden. Todas as funcionalidades relacionadas a gravação e execução de scripts foram incorporadas ao SideTalk a partir do código original deste sistema.

Agradecemos especialmente a ajuda de Allen Cypher e Tessa Lau, responsáveis pelo desenvolvimento do CoScripter na IBM Research Almaden, entre 2007 e 2012.

CoScripter IBM

No SERG, os responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento do SideTalk, desde sua primeira versão (quando era chamado de WNH - Web Navigation Helper) são:

  • Clarisse Sieckenius de Souza: orientadora de todas as pesquisas feitas com o SideTalk
  • Ingrid Teixeira Monteiro: aluna de doutorado em Informática, atualmente principal pesquisadora e desenvolvedora do sistema
  • Eduardo Tiomno Tolmasquim: aluno de graduação em Ciências da Computação, bolsista de Iniciação Científica, pesquisador e desenvolvedor do sistema
  • Chantal Intrator: egressa de mestrado do SERG, deu início às pesquisas e ao desenvolvimento do SideTalk

Reconhecemos e agradecemos o apoio financeiro do CNPq e da PUC-Rio, através do provimento de bolsas de mestrado e doutorado e do Departamento de Informática, através de ajuda de custo para participação em congressos e conferências.

Para aprender mais sobre o SideTalk, clique aqui.

Para fazer o download do SideTalk, clique aqui.